É diferenciador nas organizações?

As organizações de hoje têm grandes desafios: é, pois, a tecnologia que todos os dias tem inovações que nos levam a termos de estar atentos, são os clientes que cada vez mais estão focados em que as suas necessidades sejam satisfeitas de forma objetiva e com rapidez, e são as pessoas que dentro da organização não vêm as suas necessidades pessoais serem identificadas e satisfeitas, provocando a desmotivação.

De todos estes fatores, o mais desafiante são os colaboradores, melhor, a forma como os selecionamos, os desenvolvemos e os retemos. É, assim, o Capital Humano da Empresa que pode permitir que os clientes externos e internos estejam satisfeitos, assim como permite que os recursos materiais tenham maior rentabilidade. Assim, o departamento de Capital Humano tem de estar particularmente atento a todos os sinais dos seus colaboradores.

Vamo-nos focar na comunicação interna e na liderança. São, pois, os fatores fundamentais para que possamos ter um clima organizacional EXTRA ORDINÁRIO.

À Gestão da Empresa cabe definir a sua Missão, Visão e Valores, que podem também ser definidos em conjunto com os colaboradores. Se assim for feito, vai existir maior envolvimento por parte destes e, como tal, vão estar mais comprometidos com os seus resultados.

Por vezes encontramos uma excelente Missão, que é muito clara para o exterior e no interior da empresa poucas pessoas a interiorizam e sentem. Experimente analisar se os colaboradores da sua empresa conhecem e sentem a missão da empresa. Já experimentou? Acredite, pode fazer a diferença!

Por vezes os colaboradores confundem função com missão, e, em minha opinião, são bem diferentes, quem não sabe claramente a sua Missão e a Missão da sua organização não está alinhado com a mesma por forma a ir ao encontro das expetativas que o cliente tem quando procura os nossos produtos ou serviços.

“Onde a nossa empresa quer chegar” tem de estar bem claro a todos quantos nela trabalham, pois só assim podemos todos ir nessa direção. Também aí pode haver uma falha na comunicação. Certifique-se se os seus colaboradores sabem de forma objetiva a Visão da sua empresa. Por vezes, o que nós entendemos e é claro para nós pode não ser para os outros, não é?

Existem pilares fundamentais que têm de ser conhecidos e praticados por todos os intervenientes. Estou a pensar nos Valores, aqui também é determinante que os Valores sejam colocados em prática pelo Capital Humano da empresa, pois são eles que permitem criar a confiança e fidelização dos seus clientes. Sempre que o cliente utiliza os nossos serviços ou os nossos produtos, tem como expetativa que tudo seja feito em função do anunciado, caso contrário existe insatisfação.

A comunicação interna e a sua eficácia é determinante! Gostaria de partilhar convosco o sistema 4 MET; em função das caraterísticas de cada pessoa pode ser útil, para que possamos internamente ser mais fortes e competentes, para nos revelarmos no mercado mais competitivos e diferenciadores.

A razão por que fazemos é fundamental para que as pessoas se sintam envolvidas na mensagem, caso contrário se é administração que passa sem dar a razão, “o chefe manda” e temos que obedecer, o que, no meu entender, não faz sentido.

Dar informação sobre o assunto é determinante para que o conhecimento seja transversal a todos quantos colaboram na organização.

Como vamos realizar, experimentar faz muito sentido, só assim conseguimos interiorizar e credibilizar a informação passada, caso contrário poderá existir quem diga: “mas isso não funciona”, e aí haverá boicote à informação.

O saber da sua aplicabilidade é importantíssimo, pois permite que o Capital Humano da organização seja embaixador da comunicação e permita que ela fluía.

Ao aplicarmos estes 4 itens na comunicação, acreditem que aumentamos a qualidade e a eficácia do que comunicamos, permitindo um clima organizacional ainda mais SPS (Simples, Poderoso e Significativo)!

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