As Empresas, o Combustível e Outros Componentes

Atualmente fala-se muito do consumo de combustível, tendo em consideração o preço por litro, é normal que assim seja. Além do combustível é importante também a poupança de componentes do veículo, como pneus, sistemas de travagem, suspensões, entre outros. As empresas em particular fazem muita pressão sobre os condutores para terem uma condução económica, no entanto nem sempre são atingidos os objetivos.

Porquê?

Existem vários motivos para que os objetivos de redução de custos não sejam atingidos, como por exemplo:

  • O desconhecimento por parte dos motoristas das técnicas de economia
  • A desmotivação dos motoristas
  • A organização dos tempos de trabalho
  • A manutenção dos veículos, etc.

É importante que os motoristas conduzam de forma a economizar os diversos componentes dos veículos, no entanto nota-se que por vezes os motoristas não conhecem todas as potencialidades dos veículos, e ao nível dos equipamentos o que pode ajudar a serem mais eficientes, tanto no consumo, como nos componentes e também na segurança. Esta evolução está em ritmo muito acelerado, pelo que é essencial as empresas proporcionarem condições para os motoristas acompanharem a evolução através da formação, e por outro lado, os motoristas estarem disponíveis também para acompanhá-la.

O motorista tem a responsabilidade de conduzir o veículo de forma a economizar combustível e outros componentes, no entanto a empresa também tem as suas obrigações, como efetuar a correta manutenção dos veículos, diminuindo assim os custos operacionais e aumentando a segurança. Além destes fatores deve proporcionar aos motoristas condições de trabalho adequadas a um bom desempenho por partes destes e, desta forma, existir uma maior motivação por parte dos motoristas.

A responsabilidade na otimização dos custos de operacionalidade não depende exclusivamente dos motoristas, nem exclusivamente das empresas. É fundamental que os condutores e as empresas estejam unidos em torno deste objetivo. Nota-se que em algumas empresas, na opinião dos gestores, a responsabilidade é toda dos motoristas e os motoristas acham que a responsabilidade é exclusiva dos gestores.

É necessário que ambos sintam que todos têm que trabalhar no mesmo sentido, para o bem da sustentabilidade da empresa e na manutenção dos postos de trabalho.

“A mente é como um paraquedas… Só funciona se estiver aberta”. Albert Einstein

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *