Sinalização Rodoviária

A finalidade dos sinais de trânsito é dar indicações aos condutores dos locais onde possa existir perigo para o trânsito ou em que este deva ser sujeito a determinadas restrições ou para fornecer indicações úteis aos condutores. Esta sinalização está compreendida pelos sinais de trânsito, os sinais dos agentes reguladores de trânsito e ainda os sinais dos condutores.

CLASSIFICAÇÃO E HIERARQUIA DOS SINAIS DE TRÂNSITO

 Os sinais de trânsito transmitem aos condutores ordens específicas, que tanto podem consistir numa proibição, numa obrigação ou até numa concessão de um direito, pelo que prevalecem sobre as regras gerais de trânsito.

Tem surgido algumas dúvidas acerca do sinal de proibição:

Definições

Tara

O peso do veículo em ordem de marcha, sem passageiros nem carga, com o líquido de arrefecimento, lubrificantes, 90 % do total de combustível, 100 % dos outros fluidos, excepto águas residuais, ferramentas e roda de reserva, quando esta seja obrigatória e, com exceção dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos, o condutor (75 kg), devendo ainda ser considerado, no caso dos veículos pesados de passageiros, o peso do guia (75 kg), se estiver previsto um lugar específico para o mesmo.

Peso Bruto / Massa Máxima

O conjunto da tara e da carga que o veículo pode transportar.

Peso Total

Peso total do veículo no momento, é a tara mais a carga que o veículo transporta atualmente.

ESCLARECIMENTO

Este sinal não proíbe peso bruto, mas sim peso total. Isto quer dizer que, se não ultrapassarem as 19 toneladas de peso total, podem transitar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *