Tempo Semanal e Bissemanal de Condução

O tempo semanal de condução não pode exceder 56 horas.

O tempo de condução total acumulado por cada período de duas semanas consecutivas não deve exceder 90 horas.

123

7 Comments

  1. AvatarVanessa Oliveira

    Bom dia!
    Tenho uma empresa de distribuição, os meus funcionários utilizam todos o livrete individual de controlo.
    Quando um funcionário perde o livrete, o que faço?

    Obrigada

    Reply
    1. Marco NevesMarco Neves (Post author)

      Boa Tarde Vanessa,

      Terá que participar o extravio às autoridades, e com a participação pede junto da ACT um novo livro autenticado.

      Aconselho a tirar uma copia da participação do extravio para juntar ao livro de registo da empresa.

      Espero ter ajudado.

      Reply
  2. AvatarNuno Ferreira

    ola boa tarde
    Sou motorista de pesados, eu e alguns colegas temos algumas duvidas, se possivel me esclarecer agradecia, somos motoristas de auto-betoneiras, pegamos normalmente por volta das 7 am e por vezes almoçamos fazendo o tempo de descanso e almoço as 13:00 e as vezes mais tarde, fazemos curtos trajetos de condução (+-30 min) e estamos parados para descarga em obra entre 15min a 3 horas, onde somos nos parcialmente a fazer as descargas, e temos o tacografo nos martelos, será que podemos por no descanso?
    Isto porque só de manha temos 6 horas de trabalho nao de condução temos que fazer descanso neste período?
    A tarde a mesma coisa das 14:00 ate as vezes as 22:00, qual o periodo de descanso que temos de fazer ?
    As horas de condução nunca atingem as 4:30 e sempre menos mas temos horas de trabalho que influencia teem estas horas de trabalho com as de condução?
    Por media fazemos 12hora e as vezes mais de horas de trabalho e fazemos sempre as 11 horas de descanso noturno Qual o máximo de horas de trabalho de um motorista de pesados pode fazer mesmo nao atingindo as 9 horas diárias de condução?
    Por exemplo ontem entrei as 7:00 e sai as 22:30 fiz 14hotas30min de trabalho e 4horas de condução, Posso fazer isto? quantos dias? se nao posso o que tenho fazer e dizer ao patronato?
    Ficarei grato por uma resposta para poder também explicar aos meus colegas como devemos fazer e agir em conformidade com as autoridades
    Obrigado

    Reply
    1. AvatarRuben

      ola boa tarde
      Sou motorista de pesados, eu e alguns colegas temos algumas duvidas, se possivel me esclarecer agradecia, somos motoristas de auto-betoneiras, pegamos normalmente por volta das 7 am e por vezes almoçamos fazendo o tempo de descanso e almoço as 13:00 e as vezes mais tarde, fazemos curtos trajetos de condução (+-30 min) e estamos parados para descarga em obra entre 15min a 3 horas, onde somos nos parcialmente a fazer as descargas, e temos o tacografo nos martelos, será que podemos por no descanso?
      Isto porque só de manha temos 6 horas de trabalho nao de condução temos que fazer descanso neste período?
      A tarde a mesma coisa das 14:00 ate as vezes as 22:00, qual o periodo de descanso que temos de fazer ?
      As horas de condução nunca atingem as 4:30 e sempre menos mas temos horas de trabalho que influencia teem estas horas de trabalho com as de condução?
      Por media fazemos 12hora e as vezes mais de horas de trabalho e fazemos sempre as 11 horas de descanso noturno Qual o máximo de horas de trabalho de um motorista de pesados pode fazer mesmo nao atingindo as 9 horas diárias de condução?
      Por exemplo ontem entrei as 7:00 e sai as 22:30 fiz 14hotas30min de trabalho e 4horas de condução, Posso fazer isto? quantos dias? se nao posso o que tenho fazer e dizer ao patronato?
      Ficarei grato por uma resposta para poder também explicar aos meus colegas como devemos fazer e agir em conformidade com as autoridades
      Obrigado copiei este poste pois o meu horario é semelhante agradeço a resposta para tambem me esclarecer

      Reply
  3. Avatarisabe.correia3474@gmail.com

    Boa noite,

    Agradecia a sua opinião quanto à aplicação do Dec Lei 237/2007, art 6 nº5 , que segundo as autoridades fiscalizadoras autua com coima o fato de motorista sujeito a utilização de tacógrafo, logo abrangido pelo Regulamento (CE) nº 561/2006, não poder ultrassar as 10 horas de trabalho diário (isto se apresentar trabalho no período noturno das 00.00h as 05.00h). é correto esta imposição aos motorista de transporte de mercadoria que conduzem carros sujeitos à obrigatoriedade de utilização de tacógrafo ?
    Obrigado.

    Reply
  4. AvatarJosé

    Boa tarde agradecia uma explicaçao, eu sou motorista inicio de trabalho ás sete paro muitas vezes onde coloco tacografo em martelos, só que por vezes faço o descanso ás 14h onde só fiz 30 kilometros, e os sabados tambem trabalho até as 12 e dou inicio na segunda ás 7 da manhã fico na duvida se o estou a fazer correto. obrigado.

    Reply
  5. AvatarHernani fernando de jesus tito

    Bom dia,sou motorista do internacional,e gostaria se possivel de me responderem a uma questão: 1-Ao fazer um repouso semanal reduzido de 24h00, devo antes da 3*semana fazer 45h00 +21h00, ou fazer as 45h00 +as restantes horas em falta para completar as 45h00,ou seja: se eu fizer um repouso semanal reduzido de 30h00,até á 3*semana devo fazer 45h00 + 15h00,ou devo fazer 45h00+ 21h00, explique-me por favor.Muito obrigado.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *