Pessoa Chave – Agir Hoje e Pensar o Futuro, A Melhor Estratégia

A “Pessoa Chave” é regra geral alguém bem-sucedido no mundo empresarial, ou seja, é ele ou ela que desempenha um papel fundamental no dia-a-dia da organização, sendo determinante para o sucesso da empresa.

Pode ser o gerente ou qualquer outra pessoa detentora de um conhecimento específico ou especialização imprescindíveis ao bom desenvolvimento do negócio.

Escrevo este artigo pois praticamente todas as firmas têm a dita “Pessoa Chave” que é de valor inestimável para o bom funcionamento e sucesso da organização, assim devemos ponderar proteger as nossas empresas, tanto quanto possível.

O falecimento, invalidez ou uma incapacidade prematura da “Pessoa Chave” colocará provavelmente a organização numa situação delicada, podendo trazer para o negócio uma virtual paralisação até que um substituto possa ser recrutado ou treinado para a função; como consequências: redução do volume de negócio, diminuição dos lucros, perda de confiança por parte de clientes e fornecedores, etc. Para ajudar as empresas que estão a sofrer este tipo de problemas, algumas seguradoras criaram o seguro “Pessoa Chave”.

Existem no mercado soluções para empresas e executivos visando salvaguardar as seguintes situações (existirão outras):

  • Substituição de rendimentos, que permite: minimizar o impacto económico ou financeiro em caso de falecimento e/ ou invalidez,
    proporcionando um montante correspondente ao número de anos de rendimento.
  • Pessoa Chave, permitindo: compensar temporariamente a possível redução dos resultados, manter a confiança de clientes e parceiros e dar margem para a empresa se reorganizar face a despesas de formação e recrutamento da nova “Pessoa Chave”.
  • Proteção da sociedade, que por falecimento da “Pessoa Chave”, possibilita: disponibilizar um valor que permite ao sócio sobrevivente comprar as quotas aos herdeiros do sócio falecido, bem como manter a organização na mão de profissionais competentes e qualificados.

E aqui deixo mais um artigo como forma de aguçar o apetite á descoberta, sendo também um alerta de hoje estrategicamente pensando no futuro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *